Desde as primeiras leis de criminalização da maconha no Brasil, ainda no século XIX, os debates sobre produção, comércio e consumo de cannabis permaneceram concentrados, majoritariamente, nas esferas da justiça, segurança pública e medicina. Urge, portanto, a necessidade de discutirmos a maconha no Brasil sob outras perspectivas, que possam ir além do debate sobre a cannabis medicinal.
Nesse sentido, o Núcleo de Estudos sobre Turismo de Drogas, vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NETUD / DTUR / UERJ), em parceria com o Laboratório de Turismo (LabTur / UERJ) e com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR-3 / UERJ), organizou, em julho de 2023, o “I Seminário sobre Maconha no Brasil Contemporâneo: reflexões, desafios e possibilidades para além da cannabis medicinal”.
Ao término do evento, todos os palestrantes (e alguns que não puderam participar) foram convidados a contribuir com um texto para compor este livro. Esta publicação é uma obra coletiva, que busca construir um debate relevante, legítimo e livre de preconceitos sobre as realidades do presente e as possibilidades do futuro da maconha no Brasil (para além da cannabis medicinal).
A editora de livros para mentes curiosas.